5 dicas pra quem quer empreender

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Por Isadora Salines

Todo mundo já sonhou ou ainda sonha em ter o próprio negócio. A ideia de fazer do seu trabalho, algo prazeroso, é uma tendência que vem sido alimentada já há alguns anos.

Com as pequenas empresas surgindo, a internet virando ferramenta de negócio e a ideia de inovação sendo valorizada, muita gente apostou nesse tal de empreendedorismo. Infelizmente, empreender é uma tarefa um tanto quanto desafiadora, mas que vale cada segundo e cada centavo investido.

Tudo depende, claro, da área que cada pessoa decide seguir dentro do empreendedorismo. De qualquer forma, é preciso estar atento a alguns detalhes, que são essenciais para que qualquer negócio próprio tenha maiores chances de desenvolvimento. Assim como o YOU, toda empresa um dia foi uma ideia. Mas, como seguir em frente? Vem que a gente te ajuda com algumas diquinhas:

Começar uma empresa do zero custa caro. Muito caro. Então, nunca é cedo demais pra economizar e começar a guardar uma graninha. Se você conta com sócios, melhor ainda… dividir custos é um ótimo caminho.

Pesquise. Pesquise hoje. Pesquise sempre. Nunca é tarde pra abrir o google, um livro, começar um curso ou ouvir uma palestra.

Não subestime nenhuma informação, anote tudo que você acredite ser útil futuramente. Entender o mundo que sua empresa será inserida vai ajudar você a ter mais ideias criativas, a seguir o melhor caminho pro sucesso e a entender seu público. Sem contar seus concorrentes, hein? Conhecê-los fará você enxergar pontos positivos, que podem virar referência, e pontos negativos, dos quais você desejará fugir. ????

Já parou pra pensar em quantas pessoas na sua volta são boas no que fazem? Observar o mundo ao redor é essencial pra quem quer ser empreendedor. Isso faz com que você adquira a prática de encontrar ou criar oportunidades em tudo que vivencia. Mais do que contratar uma grande empresa, incentivar os profissionais autônomos ou empresas iniciantes, faz você criar laços fortes e fiéis.

Preferir materiais ecologicamente corretos, reutilizar materiais que seriam descartados, pensar em uma nova forma de design ou investir em peças únicas são alguns exemplos que se destacam no mercado. O mundo está cheio de coisas iguais. Pense diferente, aposte em experiência, marque a mente de seus futuros clientes com o que você tem de melhor pra oferecer.

A proposta de valor que você definir pra sua marca é o que fará seus consumidores se identificarem, assim como o conteúdo e seu produto. Quando a empresa não tem posicionamento, o resultado nunca acaba bem. Por isso, tenha em mente a linguagem, os valores, o propósito e a visão da sua empresa.

Gostou das dicas? Compartilha com a gente as suas. Se tiver dúvidas, estamos prontos para te responder. ☺️

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