6 dicas de como manter um bom relacionamento com o cliente

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Por Isadora T. Salines

Estabelecer uma boa relação com o cliente é uma estratégia que sempre esteve presente no mercado, seja lá qual fosse o seguimento do negócio.

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Mas, com tantas marcas por aí, que vendem produtos e serviços de qualidade, esse fator se tornou ainda mais importante. 

Não sabe porque? O YOU te explica: se diferenciar da concorrência é o que faz a sua marca se destacar. 

Existem muitos aspectos que entram nesse quesito, como ter um logo diferenciado, possibilitar diferentes formas de pagamento (le-se YOU), um site de fácil acesso, entre outros. Porém, de nada adianta tudo isso, se o relacionamento estiver ruim. Ou seja, é preciso estar atento, pois um bom relacionamento humaniza empresas e faz com que as pessoas se sintam parte delas.

Para te ajudar a arrasar no atendimento, o YOU fez uma lista com 6 dicas pra você aprimorar o relacionamento com o cliente. Olha só:

1) Passe confiança. Mostrar para o cliente que você se importa com ele é o primeiro passo, seja através de um telefonema ou de um e-mail marketing. Tudo depende do seu planejamento, mas existem muitas formas de faze-lo se sentir importante. 

2) Entenda do problema do cliente. Muitas vezes nem ele entende, mas você PRECISA identificar e solucionar. Com as redes sociais, é preciso estar ainda mais atento. Solucionar rapidamente é uma habilidade que deve ser aprimorada. 

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3) Ouça atentamente ao feedback. Ouça principalmente se for negativo. Assim, é possível melhorar o relacionamento a partir de quem mais importa nessa relação: o cliente. O feedback faz você analisar tanto os aspectos positivos quanto os negativos. Você pode usar essas informações para futuras campanhas ou estratégias de marketing.

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4) Use as redes sociais a seu favor, principalmente se seu público está presente neste meio. Ter frequência de posts, pedir opiniões e responder dúvidas, elogios e críticas é uma forma rápida e eficaz de manter um relacionamento diário com seus clientes.

5) Invista no relacionamento a longo prazo. Empresas que prezam pela qualidade da relação com o cliente, os mantém por mais tempo, criando uma espécie de fidelidade bastante forte. Essa dica é valiosa, principalmente para empresas que estão começando. O cliente que se sente importante para sua marca não trocará ela por nada.

6) Honestidade é tudo. Fale com clareza, sem deixar nada subentendido. Esse ponto é importante para que lá no feedback isso não se torne um problema. Fidelidade e confiança só serão conquistadas a partir da honestidade.

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