Decidi ser freelancer. E agora?

. .

Por Isadora Salines

O mercado de trabalho é complicado: difícil de entrar e mais difícil ainda de se manter dentro dele. Por mais que trabalhar dentro de um escritório traga mais estabilidade financeira, nem sempre é o sonho de todo trabalhador. Mesmo que escolher trabalhar por conta própria seja uma solução, também é um grande desafio, afinal, escolher horários e tomar conta dos processos sozinho são tarefas a serem aprimoradas com o tempo.

Seja você freelancer por tempo integral ou que faz alguns bicos para ganhar uma graninha extra, o YOU tem dicas pra ajudar você a organizar melhor seu tempo e espaço:

Defina prazos e tempo de trabalho. Os prazos irão te ajudar a definir quantas horas por dia você precisará trabalhar para terminar cada tarefa. O ideal é conversar com o cliente para que não haja nenhum problema de comunicação. Faça planilhas, anote na agenda, use post-its. Qualquer forma de organizar-se tá valendo! Isso é bom não apenas para quem está começando, mas quem já tem uma gama maior de clientes. Às vezes, calcular o tempo errado resulta em mais tarefas, menos tempo e prazos curtos. Ou seja, nada bate e tudo acaba atrasando. Tome cuidado.

Trabalhe longe da cama. Após definidos os horários de trabalho, você precisa escolher um bom lugar para sentar e produzir. Seja lá o que você faça, nada funciona se você estiver se sentindo confortável demais. Para quem só precisa de um computador e wifi, por exemplo, uma ótima dica é encontrar uma cafeteria que supra suas necessidades (acesso a internet e tomada). Assim, além de estar rodeado de pessoas e movimento, você sente que está ali para trabalhar.

Leve suas tarefas a sério. Não ter um chefe cuidando do que você está fazendo parece muito bom, mas lembre-se: você deve se autocontrolar para não se distrair. Seus prazos vão lhe ensinar isso: horário de trabalho é horário de trabalho, mesmo que você tenha muito tempo para produzir.

Organize suas finanças. Para viver de freelancer, é preciso ter todas os ganhos e gastos anotados. Acostumar-se com uma vida financeira instável demanda tempo e uma ajudinha nunca é demais. O YOU é uma das ferramentas que facilitam esse processo pra você: além de receber valores por ele, você consegue visualizar todos as entradas e saídas pelo aplicativo. Vale a pena conferir e testar.

Cada combinação deve ser registrada, seja por um e-mail ou por um contrato. Isso ajuda a manter a clareza e profissionalismo entre você e seus clientes, além de diminuir a possibilidade de maus entendidos.

Seja numa empresa ou dentro de casa, o que importa é fazer o que te faz feliz. Siga em frente com seus planos, organize-os da melhor forma possível e conclua seus objetivos. Já trabalha como freelancer e tem mais dicas pra compartilhar? Conta pra gente nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *