Mas o que é experiência de compra?

Gerando o fator "uau"

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Por Vinicius Pasquali

Olá, pessoal! Tudo bem? Aqui é o Vini de novo e hoje eu vim falar para vocês um pouco sobre o que é uma experiência de compra. Muito se fala sobre isso hoje, mas sempre utilizando exemplos, sem um conceito pronto. Isso acontece basicamente porque é um assunto muito recente e por realmente não existirem muitos conceitos sobre o tema. É bem comum a gente ouvir frases do tipo “O restaurante X oferece uma experiência de compra excelente”, ou “Supermercados devem cada vez mais investir na experiência de compra. Por isso, tratamos a experiência como algo subjetivo, assim como design ou ambiente.

            Experiência de compra deve ser um meio e não o fim. Um estabelecimento não se mantém “apenas” promovendo experiências positivas. Ele precisa vender seus produtos e serviços. Criar um momento de compra singular, que supere as expectativas de compra do seu consumidor simplesmente fará com que ele:

  • Compre mais;
  • Volte mais vezes à sua loja;
  • Indique sua loja à sua rede de relacionamentos

            Os consumidores são cada vez mais pobres de tempo e ricos de informação e isso faz com que eles selecionem, cada vez com mais detalhes, o local onde irão gastar seu dinheiro.

            Com toda essa busca detalhada do cliente e um mercado competitivo, oferecer uma experiência positiva para o consumidor nada mais é do que obrigação. O desafio é promover impacto nos consumidores, é impressionar no ato da compra. É isto que eu chamo de efeito “UAU”. É surpreender o consumidor e fazer com que ele saia do seu estabelecimento encantado, pronto para contar como foi sua experiência no primeiro encontro com os amigos e certo de que retornará à sua loja assim que precisar ou puder, sem cogitar seus concorrentes.

            Atingir o UAU do consumidor é o estado da arte da experiência de compra e não é uma tarefa simples. Exige criatividade, processos muito bem definidos, posicionamento claro e muita disciplina de execução. Cada negócio, cada estabelecimento, é único. Por isso, a oferta de experiência deve ser totalmente diferente neles. Sempre procure entender o que o seu cliente gosta ou gostaria de ter como experiência.

            E então, que tal usar o YOU como uma forma de agregar mais valor para o seu estabelecimento? Acreditamos muito que é a experiência que vai tornar o seu cliente fiel ao seu estabelecimento. Nossa plataforma é mais uma maneira de tornar essa experiência ainda melhor!          

 

Abraços! Continue oferecendo novas experiências!

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