Sua empresa precisa de Cultura Digital

O mercado demanda transformações tecnológicas constantes

. .

Por Pedro Henrique Tavares

Provavelmente você já deve ter ouvido falar no termo: cultura digital, a habilidade de se comunicar, interna ou externamente através de uma linguagem tecnológica comum. Mas, afinal de contas, por que isso é tão importante para uma empresa? Cada vez mais, o mercado tem uma necessidade de simplificar os canais de comunicação com os clientes. Afinal de contas, o nível de exigência é cada vez maior e quem vende precisa estabelecer padrões de qualidade e atendimento.

Consequentemente, a necessidade de digitalização é tão grande. E-mail Marketing, SAC 2.0, Redes Sociais, Business Intelligence e muitas outras rotinas apareceram com força nos últimos anos. E como fazer isso? Pense que você precisa vender uma experiência. Desde a compra e o pagamento através de uma plataforma simplificada, passando por um atendimento amigável e desburocratizado até a possibilidade de fidelizar o consumidor. A realidade, daqui para frente, é digital.

Cada vez mais pesquisas sugerem que empresas que adotaram rotinas tecnológicas de redes sociais, computação em nuvem e dispositivos móveis tiveram um aumento significativo na receita. Por isso, é fundamental reinventar processos, reavaliar estratégias de marketing e, principalmente, ouvir o principal personagem dessa transformação: o cliente. É ele que vai ditar o ritmo das vendas e as mudanças nas políticas de relacionamento.

Não à toa, o último relatório do Fórum Econômico Mundial mostrou que as novas tecnologias estão na base de uma revolução econômica e social. No livro Execution, um best-seller, o autor Ram Charan não faz meias palavras ao recomendar que os CEOs das 500 empresas mais valiosas do mundo precisam colocar como prioridade o aprendizado que envolve técnicas de transformação digital.

Ainda conforme Charan, o feedback fornecido pelo consumidor será fundamental na hora de desenvolver novas experiências de compra e venda. Portanto, a empresa precisa mostrar um diferencial frente às suas concorrentes de mercado. Nós, do YOU APP, temos algumas dicas para reinventar seu negócio:

Pesquise e transformação

Uma operação digital influencia diretamente na relação com os clientes. Portanto, reavalie seus canais de comunicação para saber como e quando investir em tecnologia. Pergunte ao seu consumidor final, a melhor fonte de informação que você tem. Afinal, é para ele que sua empresa trabalha.

Não é só tecnologia

Digitalizar processos e tecnologias é fundamental. Mas não esqueça que as relações pessoais ainda são o mais importante. Uma fermenta digital serve para deixar tudo mais fácil e prático. Entretanto, a criação de uma boa experiência é de responsabilidade dos colaboradores de uma empresa. De acordo com The 2016 State of Digital Transformation Report, da Altimeter, o sucesso de uma iniciativa de transformação digital está nas pessoas, não nas máquinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *