Um texto pra quem diz “não tenho tempo”

. .

Por Isadora Salines

Cair na real de que a vida adulta chegou não é nada fácil. Afinal, as responsabilidades às vezes parecem sufocar e atrapalhar as coisas que realmente tem valor na nossa vida. Apesar disso, o tempo é uma questão bastante discutida.

Todos nós temos o mesmo tempo durante o dia, certo? Então, porque algumas pessoas são mais produtivas que outras? Porque algumas pessoas possuem tempo livre durante a semana e outras não? A verdade é que tudo depende da forma que cada um organiza seu tempo

Trabalhar e estudar, por exemplo, são duas das tarefas que mais demandam do tempo diário. Por isso, acabam se tornando prioridades. A diferença entre essas prioridades e outras tarefas, é que elas normalmente não podem ser adiadas ou canceladas, e possuem tempo de duração determinado.

Mas, como ganhar tempo e fazer com que sobre tempo pra realizar outros afazeres?

Calcule a duração de cada prioridade

Saber o tempo que você gasta com as suas obrigações pode te ajudar a organizar o tempo que sobra. Isso porque, quando você coloca no papel, tudo fica mais fácil. É exatamente como organizar seus gastos pra saber se vai sobrar algum valor pra investir em algo novo, por exemplo.

Tente fazer parte do 5am club

Uma nova moda que tem aparecido bastante na internet é sobre o 5am club. Esse movimento é composto por pessoas que acordam às 5h da manhã com o objetivo de aproveitar melhor o dia. Pra isso, é preciso adaptar toda a rotina, tendo em mente que cada um tem horários e afazeres diferentes durante a semana. Acordar às 5h te ajuda a aproveitar um momento em que a maioria das pessoas está dormindo, melhorando sua concentração e aumentando sua produtividade durante o período da manhã. Além disso, você pode concluir tarefas antes do horário normal, e acaba tendo mais tempo pra se preparar pras prioridades. Vale a pena tentar!

Tenha o pé no chão (e principalmente a mente)

Essa dica é pra quem gosta de listar o que vai fazer durante o dia seguinte. Organizar o tempo é muito importante, mas é preciso ter o pé e a mente no chão para não perder o controle. Se você tem 1h livre, por exemplo, e determina 4 tarefas que demandam no mínimo 30 min cada, é logicamente impossível que você conclua todas elas. Tente calcular brevemente, além das tarefas prioritárias, as suas tarefas extras. Assim, você passa a entender o que é ou não viável, e aprende a separar seus afazeres conforme a urgência de cada um.

Não procrastine

Quem costuma planejar seu dia, sabe como é frustrante ver que algumas tarefas foram deixadas pra depois. Procrastinar é um mal do ser humano, mas é possível lutar contra esse costume. A pior coisa de procrastinar é justamente acumular tarefas. Isso faz com que a decepção de não ter concluído algo atrapalhe a conclusão de todas as outras tarefas que ainda estão por vir.

Nunca deixe que o tempo te consuma. Lembre que o tempo só tem valor quando a gente se apropria dele com sabedoria. Costumes podem sim ser modificados e pra isso, basta tentar.

Gostaram das dicas? Esperamos que tenham sido úteis. Compartilha com a gente o que você faz pra ter tempo livre. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *